Conceito

Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública) e outros.

Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas. Como é função do administrador que a produtividade e/ou lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais (recursos) envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos pra a organização.

No blog faremos diversas abordagens do mundo da administração. Eu tenho para mim que somos todos administradores (formados ou não), utilizando diversas formas de conduzir nosso dia-a-dia, planejando e executando. Desde cedo – ainda na mais tenra idade utilizamos formas de administrar – claro que inconscientemente porem com participação de nossos pais (grandes administradores) – desde organizar nossos brinquedos, nossos horários de conciliar brincadeiras com os estudos  e por aí afora.

Sejam todos bem vindo ao mundo do Administrador.

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