30/11 Dia do Síndico

SINDICOS COMPROMETIDOS

Antonio Couto*

Administradores democraticamente eleitos são, invariavelmente, cobrados. É assim nas prefeituras, que acabam de eleger (ou reeleger) seus novos representantes, nos Estados e no governo federal. A realidade é a mesma para milhares de síndicos de condomínios, que são os grandes responsáveis pelos rumos de um lugar muito importante para os cidadãos: seu lar.
Por mais paralelos que se façam entre a administração pública e o cargo de síndico, o fato é que na vida dos condomínios não há espaço para glamour, e sim para muito trabalho. Também não há salário, carros oficiais, secretárias, equipe de governo nem convites para grandes eventos sociais. Restam a boa vontade e o trabalho abnegado, em prol do bem comum.
Como guardião do bem-estar de funcionários e moradores, o síndico precisa estar atento aos mínimos detalhes da vida do condomínio, desde o funcionamento da infra-estrutura predial até o recolhimento de impostos e encargos. Um sem-número de atribuições, que exige conhecimento técnico, informação, dedicação e, principalmente, comprometimento para garantir a satisfação de todos que ali habitam ou transitam.
O Dia do Síndico, celebrado nacionalmente em 30 de novembro, é uma data para reflexão sobre o papel exercido por milhares de anônimos que a todo o momento gerenciam conflitos, administram vaidades, cuidam do caixa, negociam com fornecedores, pagam salários, conferem balancetes, cobram inadimplentes, zelam pelo cumprimento das normas internas e quebram a cabeça para racionalizar os custos, para citar apenas as tarefas mais elementares.
O síndico é o responsável legal por tudo o que acontece no condomínio. Suas decisões impactam na vida de um grupo de pessoas que convivem diuturnamente, com personalidades, temperamentos e pontos de vista distintos, mas que anseiam, igualmente, por segurança, bem-estar e serviços de qualidade.
Nos últimos 15 anos houve, no Brasil, expressivo endurecimento na legislação envolvendo os condomínios residenciais e comerciais, que foram equiparados a empresas e ganharam uma série de obrigações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e contábeis. O processo de gestão é tão complexo que 90% dos condomínios de São Paulo buscam assessoramento de administradoras, uma vez que a maioria dos moradores não domina as especificidades da área.
Com tantas rotinas e operações, aliadas ao aumento da escolaridade média, o perfil dos síndicos mudou radicalmente. Para se ter uma idéia, na cidade de São Paulo 67% dos comandantes desses empreendimentos possuem diploma universitário, e 14% cursaram pós-graduação. A grande maioria também é economicamente ativa, ou seja, concilia as atividades profissionais com o trabalho de cuidar do local onde mora em coletividade.
Tal alteração está ligada a alguns fatores, entre os quais se destacam a grande migração de pessoas para condomínios de apartamentos, acentuada com a expansão imobiliária, e a revolução tecnológica, por meio da internet, que ampliou sobremaneira as ferramentas e a velocidade de acesso à informação. A tecnologia da informação facilitou a vida dos síndicos, permitindo que pessoas com vida profissional ativa também pudessem acumular esta função nos condomínios.
Hoje é possível notar, ainda, maior rotatividade entre os condôminos que ocupam o cargo de síndico. Significa dizer que quem mora em apartamento sabe que a boa gestão condominial é premissa básica para a valorização do patrimônio. Por isso mesmo um número maior de moradores começou a se interessar pela função.
O tempo em que os síndicos tinham como principal preocupação apenas a redução da quota condominial passou. Com a mudança do perfil dos empreendimentos lançados, que agregaram conveniência e serviços na área de alimentação, lazer, esporte e entretenimento, o grande desafio agora é a gestão dos espaços, que precisam de manutenção e limpeza regulares e, em alguns casos, de um profissional destacado para operá-los. Isto também contribui para a valorização patrimonial.
Se há um gestor que interfere de forma intensa e direta na vida das pessoas, sem dúvida ele é o síndico de condomínio. Se você está satisfeito com o dia-a-dia do seu prédio, saiba que há um condômino se dedicando de forma exemplar para que tudo corra bem e para que os moradores tenham apenas a preocupação de desfrutar dos serviços que o empreendimento oferece .

*Antonio Couto é diretor-superintendente da Lello Condomínios
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Um comentário:

  1. Senhores Síndico(s)
    Gostaríamos de lhe(s) apresentar, sem compromisso, um sistema de Gerenciamento de Condomínios (para síndicos e moradores).

    O sistema permite gerenciar contas a pagar, contas a receber, geração de boletos bancários (para moradores), gerenciamento de reuniões, entre outas funcionalidades.
    O funcionamento é via internet e o sistema fica disponível 24hs no ar.
    Além disso fazemos o treinamento e acompanhamento online sempre que necessário.
    O valor é muito baixo (R$ 120,00 reais mensais para prédios com até 20 moradores) e a satisfação é garantida.
    Entre em contato conosco.
    E-mail: comercial@bhdtecnologia.com.br
    Site: www.bhdtecnologia.com.br
    Tel: 31 3658-7508 / 31 3657-7508

    ResponderExcluir