Administrar e Influenciar Pessoas


ADMINISTRAR E INFLUENCIAR PESSOAS
*Márcia Accioly Brelaz de Castro
Nos últimos anos, com as transformações que acontecem no mundo, impactando nas organizações e na sociedade como um todo, o que mais floresce no mercado são publicações e atividades contendo roteiros voltados para administrar pessoas. São verdadeiras receitas nas quais muitos se apoiam e procuram seguir fielmente, esperando obter resultados satisfatórios. Em geral, no mundo das coisas práticas, basta observar rigorosamente a ordem dos ingredientes e aguardar satisfatoriamente o resultado.
Acontece que, no mundo das pessoas, os acontecimentos não seguem uma ordem previsível. O ser humano pela sua essência e características peculiares, tem uma natureza que o faz diferente e único. Não é fácil prever suas reações nem estabelecer uma cadeia de atividades a ser seguida como um autômato. Mesmo as atividades rotineiras, adquirem as peculiaridades de quem as realiza .
Aí é que se apresenta , de forma bem clara, a encruzilhada não prevista nos manuais do como administrar...
O grande diferencial reside no próprio indivíduo que administra pessoas. É preciso haver uma coerência entre a praxis e a prática diuturna. Falar qual o caminho a seguir é muito fácil, mas seguir o exemplo apresentado, é onde reside o perigo: se não há uma coerência entre o fazer o que digo e realizá - lo , cai - se no descrédito e o administrador passa a ser olhado de soslaio.
Quando se faz a diferença :
Na medida em que as atitudes do dia a dia são coerentes com o que se deseja alcançar como padrão de comportamento e influenciar pessoas, vão - se criando interconexões, onde a organização passa a oferecer um campo de ação onde todos se sentem integrados, desafiados e motivados a contribuir. Quando o administrador assume uma postura de aprendizagem e a alimenta , cria sinergia na sua equipe, formando times de aprendizagem, onde se é permitido errar. A preocupação está centrada nos valores que podem ser agregados à empresa e como cada um individualmente ( e em conjunto ) pode apoiar os processos ou cadeias de valores da empresa. Constatou - se que empresas que trabalham valores como aspectos de integração e motivação pessoal, obtém resultados positivos nos seus processos internos, resultando numa melhoria contínua da performance organizacional. Quando valores são o principal investimento de uma empresa, qualquer sugestão de desconexão, rapidamente torna - se enfraquecida, porque encontra um ambiente no qual os indivíduos estão em sinergia e os processos organizacionais se ajustam às mudanças e condições dos negócios, através de canais de comunicação e informação imediatas. As atividades e funções afins são executadas por diferentes pessoas que se relacionam, conhecem e se identificam com a organização que reflete e apoia os seus valores individuais .
O líder como impulsionador de pessoas :
Num ambiente de aprendizagem, a função primordial do administrador é alimentar constantemente esta atmosfera , gerando posturas de autodesenvolvimento e aceitação de desafios como oportunidades de crescimento. O grande diferencial está no próprio exemplo e no incentivo que dá a sua equipe. A presença do gerente estará restrita aos processos normativos empresariais, sem que implique na observância do bom senso em suas atitudes pessoais e interpessoais. O líder deve prevalecer em todas as ocasiões, incentivando, apoiando, exercendo a própria ação de agente implementador das mudanças, conduzindo sua equipe para o sucesso e possibilitando o crescimento dos talentos da equipe. Residem nestes aspectos o grande diferencial não apontado nos manuais de administração que trazem receitas prontas mas excessivamente voltadas para fora do indivíduo que está em posição de comando. Obediência pode ser imposta ( e gerar desobediência), mas Respeito gera crença , que alimenta a fé e que fala direto ao coração .
E o homem ( ser humano) com coração consegue perceber a simplicidade das coisas , admira a vida pelo
que ela é e proporciona, entende o fluxo da natureza e o pulsar dos ciclos da vida, colocando-se como parte integrante dela, olhando os outros como uma extensão sua e buscando formar cadeias de interdependência onde as diferenças são primordiais para o processo de evolução da sociedade e do mundo. Compreender a sua própria natureza e perceber a natureza do outro como indivíduo e como Ser , permite a quebra de velhos paradigmas , renovando as estruturas através do despreender daquilo que não funciona, como serpente que renova completamente a sua pele.
O líder combina a força da águia , o desprendimento da serpente e a maleabilidade da água, fonte original da criatividade, símbolo universal da fertilidade e da fecundidade.

fonte guia rh

*Márcia Accioly Brelaz de Castro - No SERPRO foi responsável, juntamente com Maria de Lourdes Maia , pela metodologia, formação de facilitadores e aplicação das atividades de desenvolvimento de pessoas denominada : Jornada Despertando Valores.
formada em Relações Públicas e Letras. Atua na área de comunicação social desde 1978. Realiza trabalhos na área de desenvolvimento de pessoal desde 1990, com uma abordagem voltada para a mitologia como símbolo de vivência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário